sexta, 17 de novembro de 2017 - 09:51h
Programação em memórias às vítimas de acidentes de trânsito terá ações de conscientização
Atividades ocorrerão na Praça Floriano Peixoto e Catedral de São José
Por: Júlio Miragaia
Foto: Secom

Homenagear entes queridos, conscientizar a população sobre os cuidados ao dirigir e concretizar uma política pública de prevenção a esse tipo de acidente. Esse é o objetivo da programação em alusão ao Dia em Memórias das Vítimas de Acidente de Trânsito no Amapá. O evento é promovido mundialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) todos os anos desde 2005 no terceiro domingo de novembro. Durante todos os anos, o tema do evento é “Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”.

O Governo do Amapá realizará neste fim de semana, no sábado, 18, e domingo, 19, ações no Centro de Macapá em alusão a data. As atividades serão realizadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e o Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP), com colaboração do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Batalhão de Policiamento Rodoviários Estadual (BPRE), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Samu estadual e municipal, Corpo de Bombeiros Militar, Diocese de Macapá, Guarda Municipal de Macapá, Secretaria de Estado da Justiça e Segurança pública (Sejusp), Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), Delegacia Especializada de Trânsito (Deatran), Polícia Técnico-científica (Politec), Hospital de Emergências (HE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Floriano Peixoto

No sábado, 18, as ações serão concentradas na Praça Floriano Peixoto com homenagens das autoridades da saúde, do trânsito e da segurança pública. Familiares de vítimas fatais também prestarão homenagens aos seus entes queridos. Em seguida, a banda do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Guarda Municipal realizarão apresentações. Ocorrerá também uma mini palestra para um trânsito mais seguro no ônibus do Detran, que ficará estacionado na praça.

Haverá ainda, como atividade educativa, a distribuição de mudas ornamentais, frutíferas e medicinais simbolizando a valorização e o cuidado com a vida. Outro ponto na programação que busca chamar a atenção da sociedade é a oficina de origami com a confecção e distribuição de 1 mil Tsurus pela praça como um gesto de amor ao próximo, com base na “lenda do Tsuru”, na qual relata que ao distribuir 1 mil origamis se tem um desejo realizado.

“Nesta ação, o desejo comum em evidência é o compromisso de todos por um trânsito mais seguro, fazendo referência à preservação da vida através da redução do número de acidentes com vítimas graves e fatais. Lembrando que juntos podemos salvar milhões de vidas”, destacou a coordenadora de Unidade de Doenças Não Transmissíveis da SVS, Ângela Vaz.

Missa

No domingo, 19, será a vez da realização da missa em homenagem às vítimas de acidentes de trânsito. O ato religioso ocorrerá a partir das 19h, na Catedral da São José, na Rua General Rondon, no Centro de Macapá.

Dados

De acordo com o Observatório de Trânsito, que é composto por órgãos relacionados ao trânsito e saúde, como a SVS, Detran, BPTran, dentre outros, os números de acidentes tiveram queda até o último levantamento consolidado, em 2015. Foram registradas 102 vítimas fatais nesse ano em 100 acidentes no Amapá. Desses casos, quase 70% ocorreram em Macapá e 84 das 102 mortes envolveram homens. Em 2017, até o mês de outubro, 1.595 pessoas deram entrada no Hospital de Emergências de Macapá por choques e colisões em ruas e estradas.

18/11 – Praça Floriano Peixoto

Das 15 às 18h

15h – Abertura com apresentação da banda da Polícia Militar

15:15 – Homenagem das autoridades da saúde, trânsito e segurança pública;

15:45 – Homenagem dos familiares das vítimas;

16:30 – Apresentação da banda da Guarda Civil Municipal

16:30 – Distribuição de mudas ornamentais, frutíferas e medicinais e oficina de origamis e mini palestra no ônibus do Detran

17h30 – Apresentação das bandas do CBM;

18h - Encerramento

19/11 – Catedral de São José (Rua General Rondon)

19h – Missa em homenagem às vítimas de acidentes de trânsito;

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005